Transcrição do Teaser da 1ª Temporada
Se você é fã de filmes e quer conhecer os mestres da sétima arte do Distrito Federal, está no lugar certo. Nessa primeira temporada focada na área de Direção, exploramos, em seis episódios, os bastidores, as histórias e os segredos dos cineastas emblemáticos da cidade: Rafaela Camelo, Bruno Victor, Marcus Azevedo, Edileuza Penha de Souza, Dácia Ipiabina, Iberê Carvalho e René Sampaio.
FICHA TÉCNICA
Realização e Produção: Respiro Filmes.
Roteiro, Pesquisa e Apresentação: Júlia Rios e Alan Rios.
Direção, Captação de Áudio, Edição e Mixagem de Som: Luiza Chagas.
Ideia Original e Produção: Heloísa Schons.
Produção Executiva: Bruna Lopes e Arthur Lima da Iroko Projetos.
Captação de Imagem: Gabriel Machado da Ada Audiovisual.
Trilha: Pratanes.
Agradecimentos: Cine Brasília e Brasília Film Comission.
Supervisão Artística: Júlia Rios e Luiza Chagas.
Edição de Cortes: Pupila Audiovisual e Fernanda Coutinho.
Gestão de Redes Sociais: Babi Pinheiro.
Transcrição e Legendagem dos Episódios: Vini Moreira e Anyelle Amarante.
Criação de Identidade Visual e Criação da Logo: Rodrigo Camargos.
Ilustração do Copo da Temporada: Daniel Freitas.
Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
TRANSCRIÇÃO DO TEASER
[Música instrumental]
Alan Rios: Oi gente! Esse é o Podcast Respiro Filmes, seu podcast sobre cineastas do Distrito Federal. Vamos entrevistar profissionais de diversas áreas do cinema e conversar sobre suas trajetórias, visões e processos criativos. Os episódios serão apresentados por nós: Alan Rios...
Júlia Rios: e Júlia Rios. Nosso objetivo é criar um espaço de memória e valorização dos profissionais do DF. E nada melhor para isso do que conversar com nomes importantes do cinema de Brasília. Pensamos nesse projeto como algo duradouro, em que em cada temporada vamos explorar um departamento do cinema e suas funções.
Alan Rios: Exatamente. Na nossa primeira temporada, vamos mergulhar na Direção, com diretoras e diretores que já deixaram sua marca no DF. Vocês vão saber mais, por exemplo, sobre a visão de direção de Rafaela Camelo.
Rafaela Camelo: Eu gosto muito do processo de reescritura, de refação, de aprimoramento das histórias. E nessa parte de direção, eu gosto muito, sou completamente apaixonada por elenco.
Júlia Rios: Vão se inspirar com a trajetória da dupla Bruno Victor e Marcus Azevedo.
Bruno Victor: Acho que é uma das coisas mais empoderadoras da vida é você trabalhar com o que você ama e você olhar para sua mãe, levar ela para almoçar e falar: “Eu vou pagar”. Sabe? São coisas muito simples, mas ao mesmo tempo... Sabe? É inquestionável. Eu acho que é mais do que valer a pena, acho que é “respiro” mesmo. É o que me motiva mesmo, sabe? Eu acho que é isso.
Marcus Azevedo: A caminhada do audiovisual nunca é uma caminhada individual. Eu acho que a gente fez os trabalhos que fez porque a gente conseguiu muito se ouvir, muito entender a ideia do outro, entender o contexto que aquela ideia se encaixava, então, a coisa foi acontecendo.
Alan Rios: Vão refletir sobre o cinema social de Edileuza Penha de Souza.
Edileuza Penha de Souza: O cinema é esse lugar que possibilita muitos sonhos. E eu tenho dito que eu quero fazer filmes de amor, né? Porque eu acho que o amor, o afeto é algo muito caro para nós, negros, né? E no cinema, mais ainda.
Júlia Rios: Vão se mobilizar com o cinema crítico de Dácia Ibiapina.
Dácia Ibiapina: O meu cinema, ele é mais para construir memórias e é para dar visibilidade a pessoas e modos de vida que são diferenciados em relação ao nosso modo de vida. Uma das coisas que eu penso sobre o meu trabalho é que ele constrói a memória política, de alguma forma.
Alan Rios: Vão ficar por dentro do processo de criação de Iberê Carvalho.
Iberê Carvalho: Essa preocupação sempre me perseguiu, assim, de fazer um cinema que as pessoas se envolvam do início ao fim do filme, se envolvam emocionalmente, não só racionalmente. Porque o cinema que me comove, que me faz sair do cinema, sair da sala de cinema tocado, é aquele que me emociona.
Júlia Rios: E vão poder aprender mais com a técnica de René Sampaio.
René Sampaio: E eu acho que o mais importante é ter um ponto de vista e você ter uma verdade que seja sua para botar na tela. Se tem uma coisa que ninguém pode fazer no seu lugar é ser você mesmo, é entregar o que você tem de particular.
Alan Rios: Prepare-se para mergulhar nas mentes criativas que estão escrevendo a história do cinema na capital.
Júlia Rios: Sabemos que cada filme tem uma história única e cada cineasta tem uma jornada para além das telas. Por isso, em cada episódio, escolhemos uma locação que se conecta com os diretores, seja um cenário icônico de seus filmes, o local de uma exibição marcante ou um espaço relevante em sua trajetória.
Alan Rios: Inclusive, estamos aqui em uma das casas do cinema nacional, o Cine Brasília, que inaugurou recentemente a sala de cinema Vladimir Carvalho. Não podemos deixar de prestar nossa homenagem a Vladimir, um dos maiores documentaristas do país, que estaria presente nessa temporada. Dedicamos essa temporada de Direção a ele e esperamos que sua luta pela preservação da memória do cinema continue sendo carregada pelos cineastas que darão seguimento ao seu legado.
Júlia Rios: Este podcast foi idealizado pela Respiro Filmes, uma produtora que visa criar filmes autorais e um ambiente de trabalho mais saudável. O podcast surgiu do entendimento de que não existe filme sem equipe e do desejo de aprender com outros cineastas, celebrando quem contribui para a cena cultural da cidade.
Alan Rios: E para tornar nosso conteúdo mais acessível, todas as transcrições dos episódios estarão disponíveis no site da Respiro Filmes, garantindo que pessoas com deficiência auditiva também possam acompanhar as nossas conversas e oferecendo uma ferramenta útil para fins de estudo e pesquisa sobre o nosso cinema.
Júlia Rios: Isso. E se você se interessa pela carreira dos cineastas de Brasília, pelos processos de fazer filmes e pelas trajetórias de diretores, roteiristas, produtores e muito mais, acompanhe os episódios no YouTube ou nas principais plataformas de podcast, como Spotify e Deezer. E não se esqueça de acompanhar a Respiro no Instagram, no @respiro.filmes e no canal Respiro Filmes no YouTube.
[Música instrumental]
Alan Rios: Estamos muito animados por vocês estarem aqui e esperamos que continuem acompanhando o podcast, que estreia em breve!
Júlia Rios: Até lá!
Júlia Rios: Este podcast é uma realização da Respiro Filmes, com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e da Secretaria de Cultura. Com pesquisa, roteiro e apresentação por Júlia Rios e Alan Rios. Direção, captação de áudio, edição e mixagem de som por Luiza Chagas. Produção de Heloísa Schons. Captação de imagem por Gabriel Machado, da Ada Audiovisual e trilha por Pratanes. Com agradecimento especial à Brasília Film Comission e ao Cine Brasília, que nos recebeu.
