top of page
icone-RESPIRO-filmes-colorida.png

Sobre a Respiro

A Respiro Filmes é uma produtora brasiliense que tem o objetivo de produzir conteúdo de forma autoral, leve e criativa! Com uma grande paixão pelo cinema e as artes, queremos produzir projetos de forma justa e saudável, além de dedicar o tempo necessário para garantir que os projetos tenham maior qualidade, relevância e impacto. 

Produzimos filmes de ficção e produtos culturais autorais, com profissionalismo e visão crítica acerca dos acontecimentos do mundo à nossa volta.

 

Consumo e produzo arte, logo Respiro Filmes.

Missão, Visão e Valores

A Respiro Filmes foi criada com o sonho de trazer mais inovação, inclusão e justiça para o cenário audiovisual brasileiro. Assim, nossa missão, visão e valores nos guiam para alcançarmos nossos objetivos, sempre seguindo nossos ideais.

Missão: Trazer novos ares ao cinema, com inovação e uma jornada criativa de trabalho justa e sustentável.

Visão: Ser referência e causar impacto no mercado cinematográfico nacional e internacional.

Valores: Autoralidade, inovação, profissionalismo, boas condições de trabalho, visão crítica e apelo popular.

DSC02125 4.jpg

Sócias

Esferas 7.jpg

Júlia Rios 

roteirista​  •  diretora •  assistente de direção  •  pesquisadora

Júlia Rios, 24 anos, nasceu em Brasília e é geminiana com ascendente em virgem. Ela gosta muito de levar a vida como Marília Pêra falava: “Eu aprendi que a gente não deve se levar tão a sério, se você se debocha um pouco, a vida pode ser mais leve. E a esperança com o humor é uma boa filosofia de vida”.

 

Júlia ama levar sua família ao cinema e chegar em casa e brincar com “as amigas” (como ela chama suas doguinhas). Sua data preferida é o Natal por causa das comidas e do amigo oculto da família Rios. Júlia faria um documentário disso se pudesse!

 

A memória mais antiga de Júlia relacionada a filmes? Quando seus irmãos maratonaram O Senhor dos Anéis com ela. Melhor que a versão normal, só a versão estendida!

 

E quando foi que Júlia se imaginou trabalhando com cinema? Foi assistindo a vários making ofs de The Walking Dead que Júlia pensou “quero fazer isso!” e, depois, descobriu a assistência de direção no Festival de Brasília. 

 

Qual a memória mais afetuosa com a Respiro Filmes? O ano de 2024, em geral, foi especial para Júlia. Ela fica muito feliz e inspirada em poder dedicar seu tempo a projetos autorais em que acredita. 

 

E, por último, que frase Luiza associa à Júlia? A primeira que vem à mente é a frase que está eternizada nos agradecimentos da Luiza para a Júlia no TCC da dupla: “Se eu fosse uma adolescente estadunidense, sem dúvidas, no meu armário estaria a frase: O que Júlia Rios faria?”

DSC02074 3.jpg

Filmografia

Luiza Chagas 

roteirista​  •  diretora  •  técnica de som

Luiza Chagas, 24 anos, geminiana com um montão de planetas em gêmeos, é carioca nascida em Jacarepaguá. Ela se mudou para Brasília com a mãe, o pai e a irmã quando tinha 6 anos, lá em 2006.

 

Luiza adora cozinhar... às vezes! Ela tem uma memória bem ruinzinha e por isso sabe guardar bem segredos (acaba esquecendo eles). Não consegue escolher um prato, uma roupa ou um gênero de filme favorito, mas costuma dizer que gosta de tudo que é bom, seja o que for, basta ser bom que ela vai gostar.

 

A memória mais antiga de Luiza relacionada a filmes? Um domingo de cineminha em família, assistindo a Nicole Kidman em “A Bússola de Ouro”, um longa de 2007. 

 

E quando foi que Luiza se imaginou trabalhando com cinema? A vontade de trabalhar, trabalhar mesmo com cinema só surgiu quando já estava cursando a faculdade de Audiovisual, na Universidade de Brasília, e se encontrou na área de som direto.

 

Qual a memória mais afetuosa com a Respiro Filmes? Com certeza, o momento em que o primeiro projeto da empresa foi aprovado no Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – o desenvolvimento do longa-metragem "50".

 

E, por último, que frase Júlia associa à Luiza? Não tem como deixar de fora a estética da Luiza mandando figurinha no WhatsApp com a frase “Bom dia, bora ser feliz!” e no highfive acompanhado de “ihuul” que ela sempre fala, quando está empolgada com alguma coisa.

bottom of page